5 Dicas sobre como aumentar a confiança
do utilizador da tua loja


Fazer as pessoas chegar à tua loja online é um objectivo muito importante. Mas não é tudo.
Depois de lá chegarem e verem produtos que gostam, precisam de sentir confiança para avançar com a compra.



Dica 1 - Ter um transportador fiável


Um transportador fiável tem de:


Porque razão a Sweezi se destaca?

Além de os pedidos de envio serem super fáceis, as DEVOLUÇÕES SÃO GRATUITAS!
Isso mesmo! Se o teu cliente afinal não gostou do artigo, podes pedir uma devolução do envio sem custos adicionais.




Dica 2 - Cumprir prazos




Cumprir os prazos faz parte de cumprir as expectativas.
Cumprir as expectativas do cliente deve ser o objetivo mais importante de cada loja, online ou offline.
Porque só assim o cliente recomenda e volta a comprar.

Como vendedor(a) ultrapassas várias etapas:


Se cumprires até aqui, já vais a meio caminho para o teu objetivo. O que falta?


Por que é que cumprir os prazos é tão importante? Imagina que o cliente foi à tua página, gostou do produto, pagou,
tu trataste do envio, o estafeta foi recolher...
...
E agora?
Passou 1 dia. O cliente está à espera do produto. Está a fazer conta que chegue hoje, como tu lhe disseste.
O cliente está à espera. O dia está a chegar ao fim. O cliente continua à espera. O produto já não está nas tuas mãos
e o cliente estava a fazer conta de receber a encomenda neste dia.
O dia acabou e ele não recebeu a encomenda.
Bolas! Era mesmo importante!
Está a ser uma má experiência e vai dizer aos amigos. Ele não quer saber se o problema está na transportadora, o que ele
sabe é que não tem a encomenda que pediu quando pediu.




Dica 3 - Proporcionar devoluções gratuitas




Esta dica traz um grande bónus, porque na verdade são duas dicas:


É muito importante disponibilizares devoluções. Porquê?
Porque evitas que o cliente tenha de pensar duas vezes antes de comprar.

"Se não gostar, devolvo. Tranquilo."

Se não tem que pensar duas vezes arrisca mais e compra, experimenta, e provavelmente vai gostar. E até volta a comprar.
Se a tua loja não permitisse devoluções, o cliente nem teria chegado a experimentar.



Devoluções gratuitas

Ter devoluções é meio caminho para desbloquear a decisão de compra. Mas outra parte importante é que as devoluções sejam gratuitas.
Muitas lojas disponibilizam devoluções. Mas, se o cliente quiser devolver, é ele que tem de pagar os portes.
Além disso, também fazem com que o cliente procure a transportadora. Isto é muito mau. É um grande travão.

O cliente pensa "espera aí, deixa-me pensar bem antes de comprar, senão vou ter mais custos e trabalho se quiser devolver".

Para desbloquear este travão, muitas lojas aplicam devoluções gratuitas. Assim o cliente fica tranquilo.
"Ah, boa, se não gostar devolvo".

Esquece a realidade em que o vendedor é que tem suportar o valor das devoluções.
Com a Sweezi não há custos acrescidos.

Connosco as DEVOULUÇÕES SÃO GRATUITAS! Isso mesmo!
Envias com a Sweezi. Se o cliente não gostar, devolve-te, sem custos para ele, nem para o teu negócio.

Boa?! Espetacular!




Dica 4 - Ter métodos de pagamento abrangentes



As compras online ainda geram muita desconfiança, especialmente na hora de pagar.
A hora de pagar é o momento com mais stress no processo de finalização da compra.

Se o cliente não estiver tranquilo com os métodos de pagamentos que disponibilizas, desiste. Não confia, não compra.
Então como evitar?
Proporciona vários métodos de pagamento.
Quantos mais métodos tiveres, mais provável é que algum deles corresponda ao favorito do cliente.


E também tens gateways de pagamentos que as pessoas usam muito:


E se precisares de parceiros para facilitar o processo, dizemos-te que as empresas dedicadas a pagamentos no ecommerce estão a multiplicar-se!
É só pesquisares.




Dica 5 - Ter contactos de apoio ao cliente


Quando disponibilizas contactos, dás credibilidade ao teu negócio.


Ao disponibilizares contactos de apoio ao cliente, permites que o teu cliente reduza o seu medo de que a tua loja seja uma empresa
"fantasma" que simplesmente fica com o dinheiro.
Há várias formas de contacto que podes disponibilizar:
Quantos mais meios disponíveis, mais confiança vais gerar.



Eliminar a desconfiança do teu cliente é um papel teu. Está nas tuas mãos 😉
Vais querer que comprem, que gostem e confiem, ao ponto de recomendarem a outras pessoas e voltarem para repetir a compra.
Demos-te aqui algumas dicas para aumentar a confiança do utilizador



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