Fazer as pessoas chegar à tua loja online é um objectivo muito importante. Mas não é tudo.
Depois de lá chegarem e verem produtos que gostam, precisam de sentir confiança para avançar com a compra.
Um transportador fiável tem de:
Além de os pedidos de envio serem super fáceis, as DEVOLUÇÕES SÃO GRATUITAS!
Isso mesmo! Se o teu cliente afinal não gostou do artigo, podes pedir uma devolução do envio sem custos adicionais.
Cumprir os prazos faz parte de cumprir as expectativas.
Cumprir as expectativas do cliente deve ser o objetivo mais importante de cada loja, online ou offline.
Porque só assim o cliente recomenda e volta a comprar.
Como vendedor(a) ultrapassas várias etapas:
Por que é que cumprir os prazos é tão importante?
Imagina que o cliente foi à tua página, gostou do produto, pagou,
tu trataste do envio, o estafeta foi recolher...
...
E agora?
Passou 1 dia. O cliente está à espera do produto. Está a fazer conta que chegue hoje, como tu lhe disseste.
O cliente está à espera. O dia está a chegar ao fim. O cliente continua à espera. O produto já não está nas tuas mãos
e o cliente estava a fazer conta de receber a encomenda neste dia.
O dia acabou e ele não recebeu a encomenda.
Bolas! Era mesmo importante!
Está a ser uma má experiência e vai dizer aos amigos. Ele não quer saber se o problema está na transportadora, o que ele
sabe é que não tem a encomenda que pediu quando pediu.
Esta dica traz um grande bónus, porque na verdade são duas dicas:
Se não tem que pensar duas vezes arrisca mais e compra, experimenta, e provavelmente vai gostar. E até volta a comprar.
Se a tua loja não permitisse devoluções, o cliente nem teria chegado a experimentar.
Ter devoluções é meio caminho para desbloquear a decisão de compra. Mas outra parte importante é que as devoluções sejam gratuitas.
Muitas lojas disponibilizam devoluções. Mas, se o cliente quiser devolver, é ele que tem de pagar os portes.
Além disso, também fazem com que o cliente procure a transportadora. Isto é muito mau. É um grande travão.
O cliente pensa "espera aí, deixa-me pensar bem antes de comprar, senão vou ter mais custos e trabalho se quiser devolver".
Para desbloquear este travão, muitas lojas aplicam devoluções gratuitas. Assim o cliente fica tranquilo.
"Ah, boa, se não gostar devolvo".
Esquece a realidade em que o vendedor é que tem suportar o valor das devoluções.
Com a Sweezi não há custos acrescidos.
Connosco as DEVOULUÇÕES SÃO GRATUITAS! Isso mesmo!
Envias com a Sweezi. Se o cliente não gostar, devolve-te, sem custos para ele, nem para o teu negócio.
Boa?! Espetacular!
As compras online ainda geram muita desconfiança, especialmente na hora de pagar.
A hora de pagar é o momento com mais stress no processo de finalização da compra.
Se o cliente não estiver tranquilo com os métodos de pagamentos que disponibilizas, desiste. Não confia, não compra.
Então como evitar?
Proporciona vários métodos de pagamento.
Quantos mais métodos tiveres, mais provável é que algum deles corresponda ao favorito do cliente.
E se precisares de parceiros para facilitar o processo, dizemos-te que as empresas dedicadas a pagamentos no ecommerce estão a multiplicar-se!
É só pesquisares.
Quando disponibilizas contactos, dás credibilidade ao teu negócio.
Quantos mais meios disponíveis, mais confiança vais gerar.
Eliminar a desconfiança do teu cliente é um papel teu. Está nas tuas mãos 😉
Vais querer que comprem, que gostem e confiem, ao ponto de recomendarem a outras pessoas e voltarem para repetir a compra.
Demos-te aqui algumas dicas para aumentar a confiança do utilizador